Será para o(a) seu(sua) filho(a)?
Criaram-se em Portugal alguns mitos em torno das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo, muito fáceis de transmitir para a opinião pública. Desconstruir esses mito será uma das missões mais difíceis, que assumimos ,temos pela frente nos próximos anos. Propagou-se a ideia de que as crianças e jovens sabem tudo de tecnologias. Mas, usar a tecnologia para melhorar o nível de literacia digital, não é tão simples, como entregar a cada criança um tablet, um smartphone ou iPad ou outros dispositivos. É uma ideia conveniente, que facilita o descuido que tem havido com esta área e também a desresponsabilização de quem decide, quer a nível escolar quer a nível familiar. As crianças e os jovens não sabem tudo de tecnologias, sabem manejar máquinas, sabem jogar e ir às redes sociais, muitas vezes agindo de forma pouco adequada e muito menos segura. Pretendemos apostar na erradicação do analfabetismo tecnológico, de modo que aprendam a rentabilizar as suas potencialidades quer para o dia-a-dia, quer para o percurso escolar e profissional.
Importa salientar que a área da tecnologia é universal. Uma certificação, nesta área, em Portugal, tem o mesmo valor, que uma certificação noutro lugar qualquer do mundo. Ao apostarmos nelas, estamos a dar a oportunidade às crianças e jovens, de serem os próximos a desenvolver todo o tipo de soluções que as sociedades vão precisar. Além disso, vários estudos, referem que a maioria das profissões, já usam e vão continuar a usar muito mais, a tecnologia como suporte. Seja para a corrida ao espaço ou para salvar o planeta terra, dominar as tecnologias atuais é fundamental. Até naquelas profissões, que há bem pouco tempo, não seria expectável que viesse a verificar-se.
Pensando em tudo isto, criamos o ALL IN ONE kids&teens, especialmente para crianças e jovens, desenvolvidos em STEM, Science, Technology, Engineering e Mathematiics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em Português), que irá permitir ter uma experiência e uma transformação que ficará para a vida.
Rui Manso Rua,
CEO da OUTRO NÍVEL